Sua indústria está protegida contra incêndios? Entenda melhor

Sua indústria está protegida contra incêndios? Entenda melhor
Publicado em 03.08.2022 07:00

Um dos maiores riscos à vida dos colaboradores e ao patrimônio de uma empresa são os acidentes com fogo. Não é à toa que 82% dos negócios dizem ter consciência do impacto desse tipo de ocorrência para as suas operações. Mesmo assim, apenas 54% afirmam ter planos de contingência para enfrentar o problema. Diante desse cenário, fica a dúvida: será que a sua indústria está protegida contra incêndios? Quais medidas já estão estruturadas para evitar essa situação?

Se você ainda se sente em dúvida sobre o assunto, acompanhe o texto abaixo. Explicaremos quais providências devem ser tomadas para garantir a segurança das pessoas, a integridade dos equipamentos e uma produção eficiente. Também falaremos mais sobre a NR-23, uma norma que determina algumas obrigatoriedades para as companhias. Confira!

Entenda se a sua indústria está protegida contra incêndios

No dia a dia de uma companhia, existem diversos fatores que podem aumentar o risco de combustão. O uso de produtos ou materiais inflamáveis como fibras, madeira, óleos ou resina e equipamentos que consomem muita energia elétrica são alguns deles. Por isso, é fundamental contar com a ajuda de profissionais qualificados para avaliar o local e as atividades exercidas. Assim, é possível entender quais medidas fazem mais sentido naquele ambiente.

Uma indústria protegida contra incêndios precisa ter sistemas de detecção, alarme e combate para evitar o problema e se defender de danos mais graves. Abaixo, explicaremos mais sobre cada um deles. Acompanhe!

1. Sistema de detecção

Como já diz o nome, o principal objetivo aqui é detectar um acidente. Assim, a função desse sistema é perceber, captar, sinalizar e evitar a propagação das chamas. Para isso, pode utilizar uma série de equipamentos. Entre os principais estão os alarmes e sinalizadores, assim como extintores e mangueiras, que ajudam a controlar o fogo.

2. Sistema de alarme

Esse sistema trabalha após o que citamos anteriormente. Ou seja, ele coleta as informações dos detectores e, caso seja necessário, ativa os alarmes para avisar da situação. É muito importante que cada local passe por uma análise antes de ter esses equipamentos instalados. Afinal, os tipos de aparelho dependem diretamente da estrutura e, dessa forma, mantém-se toda a segurança necessária.

3. Sistema de combate

Já o sistema de combate trabalha de maneira mais geral, com o propósito de resolver e prevenir os incêndios. Para isso, é desenvolvido um planejamento que aponta os principais riscos no ambiente e as táticas que serão adotadas no caso de surgimento das chamas.

Aqui, podem ser utilizados inúmeros equipamentos e, por isso, cabe a uma empresa especializada destacar os mais adequados. Além disso, é necessário contar com rotas de fuga e treinamento ministrado pela brigada.

Conheça e entenda a importância da NR-23

Como falamos acima, uma indústria protegida contra incêndios pode adotar diversos aparelhos para prevenir a situação. Além, é claro, de ajudar a vencer o fogo caso ele venha a aparecer. Porém, existem alguns itens que são obrigatórios por lei e precisam estar presentes em todas as companhias, como consta na NR-23.

Em resumo, essa é uma norma que regulamenta as medidas a serem tomadas contra as chamas, independentemente dos casos. Seu objetivo não é impedi-las ou identificá-las e, sim, informar e determinar os métodos que serão adotados para combatê-las. Estar em conformidade com as regras é indispensável para evitar complicações judiciais ou de fiscalização. Veja abaixo as indicações citadas como fundamentais.

  • Sistema de proteção contra incêndio: semelhante ao que já citamos neste texto, essa medida visa a espalhar sensores automáticos ou manuais pelo local. Assim, quando acionados, enviam informações a uma central que dispara o alarme e inicia os procedimentos de combate.
  • Saídas de emergência: é obrigatório contar com esse recurso em cada andar de uma edificação. Seu objetivo é oferecer uma evacuação ágil e segura para todos que estão presentes no momento. Além disso, elas devem permanecer abertas durante todo o expediente.
  • Equipe treinada: é preciso montar, entre os colaboradores, uma equipe que receberá treinamento para lidar com o fogo. Eles que irão orientar na hora de esvaziar o prédio e combater as chamas.
  • Equipamentos adequados: as empresas precisam ter alguns aparelhos que auxiliam a combater o fogo em estágio inicial. Extintores portáteis e hidrantes são alguns exemplos.
  • Sinalização: é imprescindível que os equipamentos e as rotas de fuga estejam devidamente sinalizados. Dessa forma, os times podem se proteger facilmente.

Entenda como a EQS Engenharia pode ajudar a sua indústria

Antes de finalizar este conteúdo, é importante ressaltarmos que qualquer providência precisa ser realizada por profissionais qualificados. Afinal, uma combustão pode causar danos irreversíveis e as instalações precisam ser efetivas. Por isso, é essencial trabalhar com empresas que já têm experiência no ramo, como a EQS Engenharia.

Temos mais de 30 anos de história e tradição que se resumem em busca contínua por melhorias, inovação e credibilidade. É dessa forma que, lado a lado com nossos clientes, protegemos pessoas e edificações. Trabalhamos com dedicação para que sua equipe não precise se preocupar com mais nada, além de trazer resultados para o seu negócio crescer. Confira nossos serviços no site e saiba mais!