Saiba mais sobre a ISO 14001 e o Sistema de Gestão Ambiental

Saiba mais sobre a ISO 14001 e o Sistema de Gestão Ambiental
Publicado em 17.01.2022 10:00

No universo corporativo, o termo ISO é bastante conhecido. Mas você sabe o que ele significa? Sigla para International Organization for Standardization (em português Organização Internacional de Normalização), a ISO é normatizada e representada no Brasil pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A ISO descreve requisitos, características e algumas especificações que devem ser avaliadas pela empresa a fim de garantir a qualidade tanto dos processos, quanto dos produtos e sistemas utilizados. Assim, é possível manter um padrão, respeitando as orientações que são consideradas eficazes para a gestão de facilities.

Hoje você vai conhecer a ISO 14001, padronização internacional criada para diminuir os impactos ambientais. Afinal, é cada vez mais importante estar atento ao meio ambiente e utilizar métodos para auxiliar na sua preservação.

Como funciona a ISO 14001?

De olho na necessidade de cuidar do meio ambiente, a ISO 14001 oferece suporte para que a empresa melhore seus processos e se torne mais sustentável. Como resultado dos novos hábitos, consegue-se diminuir os impactos ambientais e estimular a conscientização junto aos colaboradores e parceiros.

Fundamental em tempos de crises hídrica e energética, aquecimento global e emissão de gases na atmosfera, com a ISO 14001 as instituições certificadas passam a atuar fortemente nos cuidados com o planeta. Suas metodologias não apenas consideram os impactos causados pela empresa, como propõem soluções para o controle e até mesmo a erradicação de práticas nocivas ao meio ambiente.

Já para os gestores que desejam aprimorar o Sistema de Gestão Ambiental, ou mesmo iniciar sua implementação, ela também oferece vantagens. A partir do manual da ISO é possível identificar as melhores práticas e as políticas mais adequadas para cada situação, pensando na realidade da organização e seus processos.

Quais os benefícios de um Sistema de Gestão Ambiental?

A conscientização ambiental tornou-se um dever e pessoas de todo o mundo se voltam a ela. Pensar na sustentabilidade é mais do que uma tendência e sim uma realidade. Nesse sentido, as organizações podem utilizar o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) para auxiliar nos processos.

O objetivo do SGA é desenvolver um planejamento voltado às práticas sustentáveis, incluindo políticas próprias e procedimentos para promover o melhor desempenho ambiental em seus setores. E a ISO 14001 auxilia justamente na regulamentação deste sistema e na implementação do plano de ação.

Desde 2016, a EQS Engenharia é uma empresa certificada pela Norma Ambiental ISO 14001, o que assegura seu empenho no desenvolvimento de ações sustentáveis. Qualidade, eficiência e a melhoria contínua dos processos são prioridades, oferecendo uma gestão estratégica e consciente voltada à preservação do meio ambiente em todos os serviços prestados.

Para conhecer melhor nossos serviços e saber como eles podem auxiliar a sua empresa,entre em contat o agora mesmo!