Saiba como planejar a manutenção preventiva de sistemas de energia

Saiba como planejar a manutenção preventiva de sistemas de energia
Publicado em 13.10.2021 10:35

Estar atento ao sistema de energia de uma empresa é essencial para evitar problemas que coloquem em risco toda a produção e execução das tarefas diárias. Assim como os demais equipamentos e máquinas, o sistema elétrico precisa de cuidados especiais, prevenindo falhas e garantindo o seu pleno funcionamento.

De maneira geral, a manutenção desses sistemas requer um cuidado geral sobre todos os dispositivos, com uma rotina que prevê inspeções periódicas a fim de detectar irregularidades que, inclusive, possam apresentar perigo à empresa. Por isso, é essencial contar com uma equipe qualificada neste tipo de serviço. A manutenção preventiva dos sistemas de energia elétrica deve incluir visitas regulares com o objetivo de realizar testes em todos os equipamentos elétricos, verificando a qualidade e a eficiência dos serviços.

Com a manutenção em dia, os profissionais conseguem prever situações de risco, detectando possíveis problemas que colocam em risco as atividades na organização. Dessa forma, esse tipo de serviço auxilia na redução das falhas, danos e panes elétricas, além de proporcionar mais tranquilidade e segurança na rotina de trabalho de todos os colaboradores. Muito mais do que prevenir falhas, a manutenção preventiva pode eliminar as possibilidades de problemas elétricos dentro da empresa.

Como ocorre a manutenção preventiva dos sistemas de energia?

Assim como em outras áreas, a manutenção dos sistemas de energia elétrica é baseada em um acompanhamento constante, de caráter preventivo, dos equipamentos elétricos, além dos sistemas de energia que garantem o funcionamento da empresa. Ela é realizada de forma periódica por profissionais especializados, que verificam o estado de conservação, funcionamento e eficiência de todos os dispositivos. O intuito é identificar problemas em estágio inicial, evitando que eles impossibilitem o funcionamento da organização.

O objetivo, além disso, é evitar que as falhas no sistema elétrico coloquem em risco o desempenho de máquinas e, assim, prejudiquem o desempenho da empresa de forma geral. Sob esse ponto de vista, a manutenção garante o pleno funcionamento da organização, diminuindo os riscos e possíveis prejuízos relacionados à falha elétrica. Além disso, minimiza as chances de acidentes de trabalho e outros incidentes, como choques elétricos, curto-circuito e incêndio.

Como planejar a manutenção?

O planejamento da manutenção preventiva requer um estudo prévio da empresa e dos seus sistemas elétricos. Esse tipo de serviço tem característica sistemática e padronizada, ou seja, engloba diferentes etapas, que juntas são responsáveis pelo funcionamento pleno. O intervalo de tempo entre cada visita técnica de manutenção é definido de acordo com esse estudo inicial, variando conforme as necessidades e as características de cada sistema.

Durante essa inspeção, o profissional não irá, de fato, mexer nos dispositivos. Ele irá avaliar o funcionamento de cada parte do sistema, realizar testes para verificar corrente, temperatura, tensão, entre outros parâmetros, para então dar seu parecer final. Caso seja necessário e ele identifique algum problema, por menor que seja, será realizado o conserto do equipamento, garantindo que ele funcione de maneira segura e eficiente.

Leia também: O que é o serviço de facilities e por que ele é importante para as organizações?

Concentre suas energias nas demandas que, de fato, exigem a sua atenção e deixe a manutenção preventiva da sua empresa nas mãos de quem entende do assunto. Seja qual for a sua necessidade, conte com a expertise da EQS Engenharia. Nossos especialistas estão prontos para lhe atender!