O que é o serviço de facilities e por que ele é importante para as organizações?

O que é o serviço de facilities e por que ele é importante para as organizações?
Publicado em 21.06.2021 12:00

Conheça mais sobre facilities e suas aplicações

No universo corporativo, facilities é um termo cada vez mais popular, no entanto, algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre o seu conceito e no que ele pode agregar ao dia a dia de uma empresa ou condomínio. Você quer saber mais a respeito desse serviço? Então continue a leitura, a seguir vamos revelar tudo o que você precisa saber sobre facilities e qual a sua aplicabilidade no setor corporativo.

O que são facilities?

As “facilidades”, em tradução literal, dizem respeito a um conjunto de serviços aplicado por mão-de-obra especializada para facilitar a rotina de empresas de variados portes, indústrias, condomínios comerciais ou mesmo residenciais. Os tipos de serviços oferecidos envolvem desde manutenção predial e infraestrutura, como limpeza geral e manutenção de equipamentos, por exemplo, até segurança e outros itens que podem auxiliar na rotina geral da organização.

O grande objetivo das facilities é justamente esse, proporcionar mais funcionalidade e praticidade. A empresa responsável pelos serviços atua em diferentes áreas, por isso costuma simbolizar mais facilidade ao cliente, visto que este não precisará se preocupar com diversas contratações, uma para cada necessidade ou serviço. Centralizando as demandas em um único fornecedor terceirizado, ganha-se, inclusive, em produtividade dentro da empresa.

Como as facilities ajudam a otimizar o tempo?

De acordo com uma definição feita pela International Organization for Standardization – ISO (Organização Internacional de Normalização), o serviço de facilities tem “função organizacional que integra pessoas, lugares e processos com o propósito de melhorar a qualidade de vida das pessoas e a produtividade do core business”. Ou seja, uma empresa especializada em facilities oferecerá ao cliente, de forma terceirizada, equipes especializadas e treinadas, bem como equipamentos, para realizar diferentes demandas dentro de uma empresa, indústria ou condomínio (residencial ou comercial). Essas demandas podem ser limpeza e serviços gerais, manutenção predial ou de equipamentos (como ar condicionado, elevadores, telhados, portões etc.) e até mesmo segurança. Direcionando todos os serviços a um único fornecedor, é possível otimizar a rotina com mais praticidade e produtividade. De maneira simples e extremamente eficiente, todas as necessidades serão supridas sem que seja preciso contratar uma empresa específica para cada finalidade. Além disso, contando com a expertise de profissionais qualificados para demandas de manutenção, serviços e segurança, a empresa poderá destinar tanto seus recursos quanto seus colaboradores para o desenvolvimento de atividades-fim do seu negócio, otimizando verbas e valorizando os talentos.

Quais os benefícios de contratar uma empresa de facilities?

  • Otimização de tempo
  • Redução de custos
  • Centralização das demandas
  • Aumento da produtividade
  • Praticidade para resolver questões diárias
  • Profissionais especializados em diferentes serviços
  • Possibilidade de realocar recursos ou profissionais para atividades-fim da empresa.

Precisa de mais praticidade no dia a dia do seu negócio? A EQS Engenharia é especializada na prestação de serviços e manutenção predial. Para saber mais, acesse www.eqsengenharia.com.br.