Manutenção preventiva de ar condicionado: por que realizar?

Manutenção preventiva de ar condicionado: por que realizar?
Publicado em 27.06.2021 01:00

Por que investir na manutenção preventiva do ar condicionado?

Os equipamentos de ar condicionado são fundamentais para preservar o bem-estar e a qualidade no ambiente de trabalho. Com a temperatura ideal, seja no verão ou mesmo no inverno, é possível estimular a produtividade dos colaboradores, bem como proporcionar conforto e tranquilidade durante o expediente.

Considerando a importância desses aparelhos, é possível compreender também a necessidade de deixá-los sempre à disposição, mesmo quando não estão sendo utilizados. Qualquer intercorrência no funcionamento do ar condicionado pode ser prejudicial à rotina da organização, dessa forma, manter em dia a manutenção é essencial.

A manutenção preventiva do ar condicionado pode ser entendida como um check-up realizado habitualmente pelas pessoas para verificar suas condições de saúde. Dessa forma, esse tipo de serviço tem como principal objetivo prevenir falhas que interrompam o funcionamento do equipamento, além de corrigir situações que costumam aparecer devido ao tempo de uso.

Entre as questões que podem ser facilmente resolvidas através da manutenção preventiva estão a dificuldade de resfriamento, vazamento de água durante o uso e até mesmo o mau cheiro que pode surgir com a ventilação. Apesar de simples e corriqueiras, quando não verificadas logo no início, essas falhas podem resultar em problemas mais sérios.

Vantagens da manutenção preventiva de ar condicionado

Uma das principais vantagens da manutenção preventiva é a redução de custos com os serviços referentes ao ar condicionado. Isso porque, corrigir possíveis falhas antes mesmo delas acontecerem é muito mais econômico do que realizar um reparo maior, que pode resultar até mesmo na troca de peças. Esse acompanhamento também auxilia na economia de energia, uma vez o mal funcionamento do equipamento pode gerar mais gastos com a conta de luz.

A manutenção preventiva inclui a limpeza do aparelho de ar condicionado, evitando que odores sejam transferidos para o ambiente através da ventilação de ar. Essa limpeza, ainda, elimina fungos e ácaros que podem estar impregnados nos filtros, junto com a poeira acumulada. Essa sujeira é prejudicial à saúde e costuma interferir, principalmente, naquelas pessoas que sofrem com doenças respiratórias e alérgicas. Dessa forma, a manutenção preventiva melhora a qualidade de vida e o bem-estar dos usuários.

De maneira geral, a prevenção é extremamente importante para prolongar a vida útil do ar condicionado, evitando que os danos interfiram no funcionamento do mesmo. A EQS é referência em manutenção preventiva, para conhecer mais sobre nossos serviços acesse www.eqsengenharia.com.br.