Limpeza e conservação predial: como fazer?

Limpeza e conservação predial: como fazer?
Publicado em 29.07.2021 03:00

Limpeza e conservação predial: como fazer?

Os serviços relacionados à limpeza e conservação predial são indispensáveis para todas as organizações. Isso quer dizer que, seja qual for o porte da empresa, pensar em soluções que visam a manutenção predial como um todo é essencial para o trabalho de um bom gestor. No entanto, muitos empresários deixam essa questão de lado e acabam buscando ajuda somente quando a situação foge de controle. É por esse motivo que, atualmente, as empresas de facilities estão conquistando cada vez mais lugar no mercado.

Uma empresa de facilities é aquela responsável pela execução de diversos serviços especializados [colocar aqui link para a Pauta 1 desta tarefa], com capacidade técnica para resolver funções variadas. Dessa forma, os resultados são excelentes, atuando na linha de frente quando o assunto é conservação predial. Com ela, é possível contar com especialistas em diferentes áreas de atuação, como na limpeza e na conservação predial, à disposição para o seu estabelecimento. Assim, o trabalho executado ganha em qualidade e o seu negócio tem a vantagem de um excelente custo-benefício.

Qual a importância da limpeza e conservação predial?

Você sabia que ao deixar de realizar a limpeza periódica da estrutura da sua empresa muitos riscos podem surgir? Além de diminuir a vida útil do imóvel, o mesmo tem uma brusca desvalorização financeira. Um ambiente sujo impacta diretamente na produtividade dos colaboradores e deixa a rotina de trabalho mais cansativa e a equipe desmotivada. As doenças laborais também se tornam mais propícias em ambientes descuidados. É preciso considerar, ainda, que a falta de limpeza pode gerar sérios problemas estruturais ao imóvel, tais como vazamentos e falhas nos equipamentos.

A limpeza predial consiste em serviços que buscam deixar o espaço físico de uma organização sempre limpo. Entre os exemplos estão a limpeza de fachadas, janelas, vidros e telhados. A limpeza de tanques, caixas d’água, equipamentos e maquinário também pode ser realizada, conforme a necessidade de cada local. Nos espaços internos, tais como banheiros, cozinha, móveis, carpetes, tapetes e cortinas, também é necessário realizar uma limpeza profunda, a fim de eliminar sujeiras, fungos, bactérias e demais resíduos que possam prejudicar a rotina de trabalho.

Contratar uma empresa especializada em limpeza e conservação predial é o melhor caminho para quem deseja um serviço bem realizado. Isso porque, a empresa de facilities conta com pessoal qualificado, além de garantir a segurança de todos os profissionais durante a execução das tarefas, fornecendo os equipamentos de proteção necessários. Assim, você garante um serviço realizado por profissionais qualificados sem deixar de lado as condições ideais de trabalho.

Leia também: Saiba mais sobre a importância da manutenção predial integrada

Saiba mais sobre a sanitização de ambientes

Outro aspecto muito importante quando se fala em limpeza é a sanitização de ambientes. Esse serviço utiliza produtos químicos específicos para eliminar a maior quantidade possível de microrganismos em um ambiente. A sanitização costuma ser utilizada junto à limpeza profunda e ganhou ainda mais importância no período de pandemia, com a necessidade de eliminar a presença do novo Coronavírus.

A sanitização é muito eficaz para ambientes com grande fluxo de pessoas, além de hospitais e empresas. Através dela é possível eliminar fungos, vírus, bactérias e outros microrganismos invisíveis aos olhos, porém extremamente prejudiciais à saúde. Seu efeito pode ser observado durante um determinado período de tempo, conforme o produto utilizado para a limpeza. Dessa forma, lembre-se de contar com uma empresa especializada para ter a certeza de que seu ambiente está, de fato, sanitizado e protegido.

A EQS Engenharia é especialista em limpeza e conservação predial. Para saber mais sobre sanitização de ambientes, manutenção predial e de equipamentos, entre em contato agora mesmo e converse com um de nossos especialistas. Atendemos em todo o Brasil!