EPIs para manutenção predial: entenda a importância

EPIs para manutenção predial: entenda a importância
Publicado em 25.06.2021 14:31

EPIs para manutenção predial: entenda a importância

Muitas profissões exigem o uso de Equipamentos de Proteção Individual, tradicionalmente conhecidos pela sigla EPIs, a fim de oferecer mais segurança tanto à integridade física quanto à saúde do trabalhador. Esses equipamentos nada mais são do que acessórios utilizados com a finalidade de proteger o profissional no exercício de suas funções e devem ser utilizados em diferentes áreas – saúde, construção, limpeza, indústria, entre outras.

Compreendendo a importância desses equipamentos, é fundamental que os trabalhadores utilizem os acessórios corretamente ao realizarem atividades que oferecem algum tipo de risco, seja pela exposição a materiais tóxicos e inflamáveis ou mesmo pelo manuseio de objetos cortantes, por exemplo. Determinados ambientes, como é o caso de obras, também apresentam alguns riscos, que podem ser amenizados com o uso dos EPIs.

A manutenção predial engloba funções variadas, que vão desde a limpeza e serviços gerais até o conserto de elevadores, vazamentos ou mesmo a correção de problemas estruturais. Nesse sentido, a indicação de EPIs pode variar entre cada uma das atividades, pensando sempre nos principais riscos e agravantes que cada uma delas pode oferecer à vida e à saúde do profissional. Estar atento a essas informações é fundamental, a fim de garantir um ambiente de trabalho seguro e de qualidade para todos os colaboradores.

Quais são os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) mais utilizados?

Como visto acima, o uso dos EPIs vai depender do tipo de atividade que o trabalhador está realizando e quais os riscos que ela pode representar à saúde ou mesmo à vida. Dessa forma, é preciso estar atento às condições do ambiente de trabalho, bem como das funções que serão desempenhadas, a fim de assegurar o uso dos equipamentos corretos.

Em geral, alguns acessórios costumam ser mais utilizados, conheça:

  • Capacete
  • Luvas, óculos e máscara de proteção
  • Protetor auricular
  • Respirador purificador de ar
  • Aventais impermeáveis
  • Botas

Você sabia que há 44 anos foi criada uma lei (Nº 6.514) que orienta justamente sobre a obrigatoriedade do fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual gratuitamente por parte da empresa para seus funcionários? Então, sempre que contratar uma empresa terceirizada para a realização de serviços de manutenção ou limpeza, certifique-se de que a mesma oferece todos os EPIs necessários para os seus colaboradores. Além disso, a conscientização dos profissionais e a orientação sobre as formas corretas de utilizá-los é essencial. A EQS Engenharia está sempre atenta às condições de trabalho e segurança de seus colaboradores. Para saber mais sobre nossos serviços, acesse www.eqsengenharia.com.br.