Conheça o sistema de qualidade da ISO 9001

Conheça o sistema de qualidade da ISO 9001
Publicado em 27.01.2022 15:00

Dando continuidade ao mês das Certificações ISO, esta semana apresentaremos a Norma ISO 9001, responsável pela padronização de sistemas de qualidade.

A partir dessa normatização, as empresas otimizam processos, melhoram a produtividade e, consequentemente, conseguem reduzir custos. Assim como as ISO 41001 e 14001, ela é de extrema importância para variados setores.

A seguir, confira mais sobre a ISO 9001!

O objetivo da ISO 9001 é auxiliar as empresas certificadas na melhoria contínua dos processos e otimização da rotina. Com as normas previstas, os gestores podem avaliar as práticas internas e garantir mais eficiência em seus setores, desde a fabricação ou produção, até a entrega dos produtos ou serviços ao consumidor final.

Com ela, é possível alcançar metas de acordo com as individualidades do negócio, fazendo da qualidade um aspecto fundamental. Por ser um padrão internacional – considerado o mais utilizado pelas empresas em todo o mundo –, é importante estar atento a alguns detalhes a fim de garantir o padrão dos serviços e serviços.

Diferenciais de uma empresa certificada pela ISO 9001

Seja qual for o ramo de atuação, a ISO 9001 é uma garantia a mais para o cliente. Embora não seja um selo obrigatório, ao verificá-lo, é possível contar com uma série de benefícios, entre eles a qualidade, a confiança e o profissionalismo. Afinal, para conquistar a certificação, é necessário que a empresa passe por uma série de processos e melhorias contínuas, adequando seus processos.

De acordo com a ABNT, implementar um sistema de gestão de qualidade é uma decisão estratégica dentro do planejamento de uma empresa. Com essa normatização, ela garante mais eficiência nos produtos e serviços, aumentando os níveis de satisfação dos clientes. Por meio da ISO, pode-se também avaliar riscos pertinentes à rotina organizacional e trabalhar de modo a amenizá-los, o que promove a qualidade no ambiente de trabalho.

Ao apresentar a certificação, a empresa demonstra que respeita a gestão de qualidade e assegura o respeito à normatização em seus processos.

Leia também: Conheça a ISO 41001 e saiba o que ela representa na Gestão de Facilities

A EQS Engenharia é uma empresa de gestão de facilities certificada pela ISO 9001. Para conhecer melhor nossos serviços e saber como eles podem auxiliar a sua empresa, entre em contato agora mesmo!